Siga @ParabolaDoDia

terça-feira, 5 de julho de 2011

O bambu chinês

     Depois de plantada a semente do bambu chinês,vê-se durante quatro anos apenas o lento desabrochar de um diminuto broto.Não se percebe que ali está um pé de bambu.Durante quatro anos,todo o crescimento é subterrâneo,numa estrutura de raiz,que se estende pela terra.Mas no quinto anos,entretanto,de forma surpreendente,para os que não conhecem,o bambu chinês começa a crescer rapitamente,até atingir 24 metros.
    Este texto tem a ver com a nossa vida.Muitas vezes esperamos os resultados imediatos e nos sentimos frustrados em não atingi-los.Você trabalha,investe tempo e esforço,faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e,às vezes,não se vê nada por semanas,meses ou mesmo anos.
    Temos de ter paciência;o "quinto ano"chegará,e,da mesma forma que o bambu chinês,muitos ficarão surpreendidos.Agora,se você cortar o broto,não teremos um pé de bambu.
    O bambu chinês só atinge os 24 metros porque,durante quatro anos,desenvolveu uma maciça estrutura de raiz.

2 comentários:

  1. show, cá, a base é essencial para tudo na vida

    ResponderExcluir
  2. Ter base e paciencia,e trabalhar no silêncio assim como este bambu:caminho de desafio para todos,mas para os jovens especialmente!Hoje em dia,as pessoas querem tudo 'rápido',num estalar de dedos,num apertar de um botão,como se a vida tivesse controle remoto...Veja quanta gente desanima,quando as primeiras tentativas não dão certo, e logo desistem.É mais fácil desistir que lutar,não é mesmo? Mas veja como o bambu forma sua base,é preciso 5 anos,e pronto ele aparece rapidamente.Pra quem só vê a superficialidade das coisas,parece que o bambu atingiu um 'sucesso' muito rápido,não é isso?E de maneira errada,elas querem ser um sucesso,mas sem trabalhar de verdade neste sentido.Não tem jeito,assim como este bambu,nós também só construímos uma vida,uma profissão,um relacionamento sólido,quando cultivamos e cuidamos das bases,fortalecendo por dentro,aprofundando as raízes de verdade mesmo.Dá trabalho,leva tempo,mas depois vale a pena.

    ResponderExcluir

Comenta!;D